Da Série Paradoxos do Brasil – A Educação
E penso fazendo perguntas sobre a nossa realidade educacional, cujas respostas talvez, não receba.
1 –Quantas crianças em idade escolar existem no municipio de Capão da Canoa, incluindo a séde, os distritos e a zona rural ? destas quantas estão na escola, efetivamente?
2 – Quantos jovens concluem concluem o Ensino Fundamental ? E quantos concluem o 2º Grau?
3 -Quantos Jovens, concluído o 2º Grau ingressam na Universidade?
4-Quantas escolas de ensino fundamental públicas municipais ou estaduais existem para atender as demandas educacionais?
5– E quantas de Ensino Médio Tradicional ou Profissionalizante?
6– Qual o percentual no orçamento do municipio destinado a edução?
7– O que O poder municipal pensa sobre a Universidade Pública para atender os estudantes egressos do 2º Grau ?
8 – Existe comprometimento da sociedade, do comércio, da indústria e dos serviços no sentido de estabelecer parceria com o poder público municipal ou estadual, para a criação de projetos educacionais destinados ao ensino básico, médio, profissionalizante e universitário?
9 – Qual a qualidade da formação de nossos educadores, nos tres níveis?
10– A remuneração dos educadores é proporcional a dedicação que despendem e à qualificação que apresentam?
São questões que precisam ser pensadas e cujas respostas,por parte de quem deve dá-las, têm que ser coerentes.Os projetos educacionais tem que ser coerentes. Tem que ter fundamentação pois dizem respeito ao futuro das comunidades.
E é no municipio que o projeto se materializa,torna-se viável como o construtor de uma realidade que nos tire do atraso e nos jogue no progresso.
Que nos arranque do passado e construa um pressente capaz de garantir o nosso futuro como sociedade desenvolvida progressista e patriótica.
Se, por algum milagre, estas minhas perguntas promoverem um debate, que origine uma resposta eu me sentirei gratificado e realizado como cidadão de Capão da Canoa