Delalves lança dois livros na 23ª Feira do Livro de Osório
Patrono na 21ª Feira do Livro de Osório, o poeta Delalves Costa tem conquistado muitos leitores por onde se fez presente, divulgando os livros que tem publicado em diversos eventos literários, através de palestras e bate-papos com o público. Duas excelentes publicações, no gênero poesia, marcam os 10 anos de apaixonamento do autor pela arte da palavra. O leitor já pode adquirir, durante o período da feira do livro, ou nas livrarias da região durante todo o ano, os livros “Considerações Pré-maturas & Outras ausências” e “Josseu Solta-inventos e as Invenções do infantiletrando” (Editora Ponto).
Neste período, foram muitas as conquistas do poeta nascido em Maquiné e com metade de sua vida morando em Osório, no cenário literário da região, alcançando sucesso de público e crítica. Em 2008, o mês de julho foi poético para o autor, com o lançamento de “Considerações Pré-maturas & Outras ausências”, no Espaço Cultural Conceição, voltado a público adulto. Enquanto que na 23ª Feira do Livro de Osório – a realizar-se de 28 de novembro a 06 de dezembro, na praça da Matriz -, o público-leitor poderá conferir o livro infanto-juvenil “Josseu Solta-inventos e as Invenções do infantiletrando”, que dá continuidade ao “Menino dos Cataventos na Rua dos Passatempos”, lançado em 2006. Delalves autografa os dois livros na feira do livro no dia 05 de dezembro, a partir das 17 horas, em solenidade aberta a toda comunidade.
O livro “Considerações Pré-maturas & Outras ausências” reúne dez anos de versos do autor, ilustrado, apreciado pelos críticos Teresinha Marques e César Mariné, ambos professores da Facos. Para Teresinha, “… o poeta não se realiza nunca. Sempre escreverá um novo poema. É a eterna busca que faz o verso acontecer. É assim Delalves Costa. Há uma poética do inacabamento. Incansável procura drummondiana. Escritura. Do intertexto que joga com a delícia com a realização de uma metáfora a mais”. César expressa alumbramento com a poesia, enquanto afirma: “inquieta-me o título do mais novo livro de Delalves Costa Considerações Pré-maturas & Outras ausências – aliás, inquietude é mesmo uma das funções da poesia, dentre outras tantas. Contudo, desde as experiências com a linguagem até a impetuosidade na construção de um mundo imagético erigido através do uso de diversificadas figuras de linguagem em sua poesia, está presente em Delalves (e não ausente) uma certa maturidade no fazer poético”.
A professora Christiane Jaroski Barbosa, no prefácio do livro infanto-juvenil, se encanta com a palpável destreza do autor em transformar a infância em imagens por meio de palavras. “Em Josseu Solta-inventos e as Invenções do infantiletrando, o autor brinca com as palavras para resgatar tudo que lembra a infância. Infância esta que é alegria, às vezes, com um pouquinho de tristeza, mas passa rápido, porque logo surge a curiosidade, havendo diversão, descobertas como em “O Mundo e as coisas”. Infância que odeia sossego (como no “Sapoeta” e Boaz Marisqueiro”) e a preocupação com o tempo não existe, pois tem que se fazer arte (ser arteiro), entrar para brincar e viver num mundo imaginário”, diz.
Delalves Costa nasceu Anderson Alves Costa, em 13 de dezembro de 1981. Residiu até os 13 anos em Maquiné/RS (então Distrito), com os avós maternos. Estudou na Escola Estadual Lourenço Leon Von Langendonck, da Pré-escola à 6ª Séries. Aos 13 anos muda-se para a casa dos pais, em Osório, onde mora atualmente, cursando a 7ª e 8ª Séries na Escola Estadual General Osório e o Ensino Médio na Escola Ildefonso Simões Lopes – RURAL. Em 2008 forma-se em Letras-Licenciatura Plena, pela Faculdade Cenecista de Osório – FACOS. Ao longo destes 10 anos de carreira, conquistou importante reconhecimento no campo da literatura; dentre eles, o de patrono da Feira do Livro de Osório, realizada em 2005, ano em que também publica o livro COISAS que faltam em mim, o primeiro, em formato envelope, alcançando a 2ª edição no ano seguinte. Em 2006, lança O Menino dos Cataventos na Rua dos Passatempos, poesia infanto-juvenil.
AGENDA: Delalves Costa autografa
• Dia 29 de novembro (sábado), a partir das 19 horas, no estande do Espaço Cultural Conceição, Feira do Livro de Osório;
• Dia 30 de novembro (domingo), a partir das 09 horas, na Banca Editora Ponto e Café com Letras;
• Dia 04 de dezembro (quinta-feira), a partir das 21 horas, no Décimo Sarau Poético Bar do Guego, no palco da Feira do Livro;
• Dia 05 de dezembro (sexta-feira), a partir das 17 horas, no palco da Feira do Livro.
O autor estará no espaço da Feira do Livro todos os dias, por ser parte da Comissão Organizadora da 23ª Feira do Livro de Osório. Para encontra-lo, informe-se na Banca Editora Ponto e Café com Letras.