Geral

Detentos da Penitenciária de Osório concluem curso de pedreiro e azulejista

Dezesseis presos do regime fechado da Penitenciária Modulada Estadual de
Osório (PMEO) concluíram nesta segunda-feira (9) o curso de pedreiro e azulejista. A iniciativa é um convênio entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Durante 10 dias, os apenados receberam aulas de marcação de obra, nivelamento de piso e nível de box para banheiro. Na aula prática, os presos construíram uma divisória de concreto com dois metros de altura revestida com piso de parede. Dividido em duas peças, o pavilhão será destinado para salas de trabalhos prisionais.

O diretor do PMEO, Valdecir dos Santos, reconhece que o grupo demonstrou dedicação, união e vontade para qualificar-se para o mercado de trabalho. De acordo com o professor do Senai, Natanael Antunes, eles tiveram 100% de aproveitamento. “Todos são muito participativos e o resultado final dos trabalhos ficou excelente”.

Natanael disse que o setor de construção civil é o que mais cresce no Brasil. Conforme o professor, o mercado absorve mão de obra especializada. “Em 2011, tivemos 38 obras paradas em Porto Alegre por falta de pedreiros, azulejistas, serventes e outros”.

Operário da construção civil, J.C., 50 anos, não tinha como comprovar sua experiência. “Este diploma vai me dar mais credibilidade. Estava esperando este curso para me qualificar, já que não conseguia investir nos estudos”.

Comentários

Comentários