DNIT libera trechos duplicados da BR-101 em Osório
O usuário que resolver passar as festas de final de ano no Litoral terá uma boa surpresa: quilômetros de pistas duplicadas e seguras. O Departamento de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT) juntamente com as empreiteiras que trabalham nas obras de duplicação da BR-101 Sul liberaram 55 quilômetros, sendo 15 no Rio Grande do Sul e 40 em Santa Catarina. No trecho gaúcho, os 15 quilômetros liberados estão localizados na cidade de Osório, do km 98 ao km 83. Já os 40 quilômetros do trecho catarinense com seus respectivos desvios, de Palhoça a Passo de Torres, serão liberados até a próxima semana. Na região, um total de 19 quilômetros duplicados será liberado nesta sexta-feira (21/12). A previsão inicial, dada em abril, era de liberar 80 quilômetros para a temporada de verão. Porém, com a chuva acima do previsto, foi atrasada a concretização do projeto. Dos 210 dias de trabalhos, choveram 80 e, com isso, apenas metade da meta estabelecida será entregue.
Segundo o engenheiro do DNIT/SC, Avani Aguiar de Sá, apesar do atraso por conta da chuva, as obras estão dentro do cronograma. “Mesmo com o intenso período de chuvas, vamos conseguir liberar 19 quilômetros. São oito quilômetros entre Itapirubá e a localidade de Ribanceira, em Laguna, três quilômetros na região de Sangão e ainda oito quilômetros entre Esplanada e Vila Nova”, explica.
Para Avani, mesmo na volta aos trabalhos, no início de janeiro, o trânsito não será prejudicado. “Desde o início das obras, uma das nossas principais preocupações é causar o menor transtorno possível aos usuários da rodovia. Portanto, não seria agora, em plena temporada, quando o fluxo de veículos aumenta, que as obras iriam atrapalhar. Elas seguirão o cronograma sem transtornos”, reforça.