E o dia virou noite em Osório
Carros com faróis ligados, postes com luzes acesas, davam o tom na Terra dos Bons Ventos.
Hoje deve ser chuvoso durante todo o dia na região.
Defesa Civil mantém estado de alerta no Rio Grande do Sul
Desde o início das chuvas no Estado, na semana passada, a Defesa Civil contabilizou, até o início da tarde desta quinta-feira (28), 26 cidades em situação de emergência. Foram registradas ainda 16 Notificações Preliminares de Desastre (Nopred). As enxurradas afetaram mais de 124 mil pessoas. Com previsão de chuva forte para sexta-feira (29), a Defesa Civil mantém o estado de alerta no RS.
O coordenador da Defesa Civil no Estado, tenente coronel Oscar Moiano, disse que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê chuva forte até sexta-feira (29). “Já fomos informados e estamos em alerta para atender possíveis emergências”. Dos 5,4 mil desabrigados contabilizados, um terço continua à espera de abrigo e 13, 7 mil pessoas estão desalojadas.
As chuvas castigaram principalmente as cidades de Encantado, Bom Princípio, Cruzeiro do Sul e Parobé. Os municípios atingidos receberam kit limpeza, colchões e cestas básicas. Os coordenadores Regionais de Defesa Civil ainda contabilizam os danos causados pelas tempestades e avaliam a possibilidade de novos temporais em algumas regiões.
Com rios elevados e solo encharcado, em caso de novas chuvas o RS pode ter o quadro de enchentes agravado. Em estado de alerta, a Defesa Civil dedica atenção especial aos municípios mais vulneráveis e reforça o trabalho de prevenção. “Mantemos nossos abrigos temporários prontos para uso emergencial e equipes de socorro mobilizadas”, destacou Moiano.