ECA é objeto de estudo dos alunos da rede municipal de ensino de Torres
A atividade faz parte do projeto Construindo a Cultura de Paz – Estatuto da Criança e do Adolescente, que será realizado ao longo do ano nas escolas municipais de Torres.
O projeto é realizado com todos os alunos da rede, sendo o público dividido em 1º anos à 4ª séries e 5ª séries à 8ª séries.
O objetivo é proporcionar aos alunos o conhecimento de determinados termos e conceitos relacionados aos direitos e deveres de todos os cidadãos, além de desenvolver sentimentos de responsabilidade, compreensão e solidariedade, como métodos de prevenção à violência.
O projeto Construindo uma Cultura de Paz foi desenvolvido ao longo de 2009 pela Secretaria Municipal de Educação. No final do ano passado, o Comitê Municipal o PPV criou a Comissão do ECA que, após reuniões, decidiu dar seguimento ao projeto, porém, enfatizando o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O tema é desenvolvido nas diversas disciplinas do currículo escolar. Com o projeto, os alunos têm a oportunidade de conhecer mais sobre os direitos e deveres do menor.
Este conhecimento é repassado aos alunos através da organização de grupos de leitura com textos sobre a temática, campanhas contra brinquedos de guerra; mobilização da comunidade para a realização de oficinas culturais e modalidades esportivas, nos finais de semana e/ou turnos-inversos, nas dependências das Escolas; entre outras ações.
O assunto também está sendo trabalhado também no Projeto “Tá Ligado! Mobilização pela Vida”, da Secretária Municipal de Educação, que desde 2006 aborda a prevenção a drogadição e violência com os alunos.
A iniciativa integra a proposta do Governo Estadual aos municípios que aderiram ao Programa de Prevenção à Violência, objetivando a redução do índice de violência no do Rio Grande do Sul, identificando a rede de proteção aos menores de idade e desenvolvendo programas que ainda não existam. Conforme a secretária Municipal, Léa Gállio Gründler, a Administração Municipal acredita nesta iniciativa.
“Sabedores que a comunidade escolar é quem melhor detêm informações das realidades locais e a Educação responsável pela transformação social, tornam-se imprescindíveis ações voltadas à Paz, integridade humana, compreensão e solidariedade”, afirma.