Em Osório, Miki Breier destaca importância das conferências de assistência social para os avanços das políticas públicas
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, prestigiou a 7ª Conferência Municipal de Osório realizada nesta terça-feira (4) no plenário da Câmara de Vereadores. As Conferências são espaços democráticos de discussão, de caráter propositivo e deliberativo, que oportunizam o debate coletivo, a concretização de avanços conquistados e decisão de prioridades na política pública de assistência social dos municípios.
O secretário destacou a importância dos gestores municipais priorizarem ações na área de assistência social. “Uma das nossas tarefas é popularizar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) efetivamente como uma política de assistência social e direito de todos. Precisamos também priorizar ações e orçamento para garantir mais recursos nessa área fundamental em todos os municípios”, defendeu ele, destacando que os recursos atrasados do ano passado do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) serão repassados aos municípios nos próximos meses. Miki destacou, ainda, a importância das conferências municipais, estadual e nacional para os avanços das políticas públicas.
Neste sentido, o prefeito de Osório Eduardo Abraão ressaltou iniciativas da atual gestão na área de assistência social, entre elas, as sete oficinas oferecidas de capacitação no município. “Essas oficinas nas diferentes áreas contribuem para a formação e capacitação dos cidadãos oportunizando sua independência e ingresso no mercado de trabalho com uma qualificação adequada”, afirmou ele, lembrando que é obrigação do poder público fomentar ações em parceria com outras instituições. Ele destacou, ainda, que a Prefeitura realizou recentemente um processo seletivo para a contratação de mais dez cuidadoras para a Casa Abrigo do município.
A secretária substituta de Assistência Social do município, Vera Nunes de Oliveira, destacou que a Conferência é fundamental para o fortalecimento da Rede de Proteção Social na discussão dos serviços oferecidos na área da assistência social e seus devidos encaminhamentos.
Também estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores Rossano Teixeira, a vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Léa Maria Biasi, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Susana Machado.
Anelise Cáceres