Emater/RS-Ascar participa da Feira Agropecuária de Osório
A equipe da Emater/RS-Ascar de Osório está demonstrando, desde esta sexta-feira (27), a evolução da agricultura familiar no município e as ações da extensão rural, na 13ª Feira Agropecuária, que se estende até domingo (29/05), e acontece no Parque Jorge Dariva.
Segundo o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Osório, Pedro da Silva Francisco, a intenção é mostrar o quanto a agricultura era feita de forma empírica e como isto foi se modificando com a entrada de novas tecnologias em equipamentos, nas sementes, no plantio e no manejo. “Não que as experiências dos agricultores tenham sido perdidas, mas foram introduzidas novas culturas e formas de plantio. Como resultado tivemos a melhoria da qualidade dos produtos e a ampliação da quantidade, o que levou a busca de pontos de oferta que possibilitassem a venda direta. As feiras do produtor, que começaram de uma forma acanhada em 1996, hoje são um exemplo para outros municípios”, ressalta.
No município são 3 mil hectares dedicados as cultivo de arroz, principal cultura em extensão. A economia agrícola tem ainda na sua base a banana (com mais de 100 hectares), olericultura (200 hectares), pecuária familiar e de corte e em cultivos de subsistência e criações.
No cenário montado na feira os visitantes poderão ver um pouco destas culturas e criações no espaço. Pés de bananeiras, mudas de olerícolas, maracujás, sementes crioulas, feijões, morangas, batatas, milho e mandioca se integram a máquinas e equipamentos, que fazem parte do cotidiano rural. Os apicultores também têm um espaço exclusivo, ao lado do estande da Emater/RS-Ascar, onde repassam informações e comercializam seus produtos. “Queremos também motivar a reflexão sobre a importância de uma alimentação integral saudável, do resgate, multiplicação e preservação de semente e o cuidado com o meio ambiente”, destacou Francisco.
A 13ª Feira Agropecuária conta também com venda de produtos coloniais, de flores e plantas, artesanato em lã, fibra de bananeira, madeira, porongos, além de um espaço dedicado aos povos indígenas e aos pescadores do município, que recebem o atendimento dos extensionistas. Os visitantes ainda podem conhecer as criações de gado de corte e leite, suínos em cama sobreposta, galinhas caipiras, ovinos, coelhos, peixes e marrecos de pequim que podem ser cultivados integrados ao arroz.
A Feira Agropecuária faz parte das programações do 31º Rodeio Crioulo Internacional de Osório. A abertura oficial está marcada para sábado (28/05), às 9h, e deve contar com a presença do diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Gervásio Paulus, dos extensionistas Suzana Lunardi, Paulo Alves Batista, Pedro da Silva Francisco, Maria Elisa Reck, Jeferson Pedro Reedel Alves, Dirlei Matos de Souza e Roberto Sacknies.