Emater/RS destaca boas condições climáticas para frutas e hortaliças no RS
O mais recente Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, mostra que as condições climáticas caracterizadas pelas temperaturas altas e distribuição mais uniforme de chuvas, favoreceram a produção de frutas e hortaliças de maneira geral na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul. No entanto, de acordo com o órgão técnico, a continuidade das precipitações é fundamental, tanto para repor a umidade no solo, como também para reforçar o volume de água dos reservatórios.
A Emater/RS-Ascar destaca que, permanecendo as atuais condições climáticas, não deverá ocorrer desabastecimento de hortigranjeiros no Estado. Por outro lado existe, de maneira geral, a expectativa de boa qualidade das frutas produzidas na safra em andamento, em função da baixa intensidade de chuvas e excelente luminosidade o que favorece a concentração de açucares nos frutos.
A safra de pêssego está em plena colheita. Nesta semana, iniciou a colheita de melancia na maioria das regiões produtoras, com frutos apresentando excelente qualidade, sendo que os preços recebidos reduzem rapidamente à medida que aumenta a disponibilidade do produto no mercado. A uva da variedade americana Niágara Rosada também está sendo retirada dos parreirais nos locais de clima mais quente, apresentando bagas e cachos de bom tamanho e sanidade.