Geral

Encontro de religiões afro-brasileiras acontece em Osório

Os templos religiosos afro-brasileiros são espaços habituais de acolhimento, aconselhamento e inclusão. Popularmente chamados de terreiros, esses locais são ideais para a troca de saberes e conhecimentos. Por isso, o núcleo do Rio Grande do Sul da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde realizará nos dias 21 e 22 de agosto uma capacitação de saúde voltada para as comunidades que frequentam os terreiros.

O evento será realizado no Centro Cultural José do Patrocínio em Osório.

Na última segunda-feira, dia 4, representantes do núcleo do Rio Grande do Sul da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras estiveram reunidos com o prefeito de Osório Eduardo Abrahão, o secretário municipal de Saúde Émerson Magnis da Silva e representantes locais de religião afro para definirem detalhes da programação.

“Nós queremos aproveitar os espaços dos terreiros para realizar ações preventivas na área da saúde e também ajudar a diminuir o preconceito de que terreiros são locais de rituais do mal ou algo assim. Queremos combater o preconceito, valorizando a cultura afro-brasileira e orientando sobre a saúde”, disse Babadiba de Iemanjá coordenador do núcleo estadual.

A Rede, que conta com 32 núcleos espalhados pelo país e representações em 21 estados, vem realizando encontros para qualificar as informações sobre as DSTs/Aids e Hepatites Virais, além de estimular as lideranças de terreiros para o exercício do controle social de políticas públicas de saúde.

A iniciativa em Osório tem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde através da equipe da Sala 10, responsável pelo atendimento aos casos de DSTs/Aids e hepatites. Mais informações pelo e-mail redeterreirosaude@hotmail.com.

Comentários

Comentários