ERS-030 em Osório agora pertence oficialmente ao município: a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (29), o projeto de lei 98/2025, autorizando a municipalização do trecho compreendido entre os quilômetros 76,6 e 80,8 da rodovia estadual.
A decisão atende a um antigo pleito da população local, que aguarda há anos por melhorias significativas na estrutura da via.
A proposta, articulada pelo deputado estadual Luciano Silveira, em conjunto com o Governo do Estado, representa um marco para a mobilidade urbana da cidade.
ERS-030 em Osório
Com a mudança de titularidade, Osório poderá dar início ao projeto de duplicação, urbanização e revitalização da ERS-030, considerado essencial para o desenvolvimento e segurança da região.
Durante a sessão, Silveira comemorou o avanço. ““Um dia muito importante para uma comunidade que espera por isto há muito tempo. Hoje chegou o momento da aprovação e nós podemos sim buscar recursos para fazer a tão sonhada duplicação. Estou muito feliz com mais essa conquista”, destacou o deputado.
A emenda impositiva de R$ 5 milhões, já assegurada por Luciano Silveira e pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB), será destinada ao início das obras.