Escola Proinfância recebe as primeiras matrículas em Osório
Ao fazer a matrícula, os pais já recebem os uniformes dos seus filhos e são informados sobre o período de adaptação. A doméstica Anajara Alves da Silva, foi uma das mães a visitar a escola nesta quarta-feira, dia 27, para fazer a matrícula do filho Gustavo, de 2 anos. “Vai ser muito bom, ele já tem uma mochila e coloca nas costas pedindo para ir na escolinha”, disse a mãe.
Cada professor ficou responsável em preparar a sua sala para receber os estudantes, com a organização do material didático e disposição dos móveis. Uma capacitação já foi realizada no último dia 19, reunindo o corpo docente do educandário. “Reunimos todos os professores que vão atuar na escola para apresentar o programa Proinfância, do Ministério da Educação que pretende ampliar e qualificar a Educação Infantil”, disse a supervisora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Catiana Gafforelli.
Sobre a seleção das crianças beneficiadas com as novas vagas, Catiana esclarece. “Chamamos aquelas crianças que estavam na lista de espera das escolas dos bairros próximos à escola como Caravágio, Medianeira e Albatroz”. Segundo a diretora da escola Estela Maris Nunes da Silva, a equipe é formada por 16 professores, cinco auxiliares de educação infantil, cinco estagiários, três merendeiras, duas serventes, dois vigias e uma secretária. “Estamos com uma expectativa muito grande, preparando tudo para esperar as crianças e vai ser uma alegria muito grande quando isso acontecer”, planeja a diretora.
A escola tem duas salas para o berçário, duas para o maternal e quatro para o jardim, além de uma área de multiuso com biblioteca, refeitório, uma sala de informática especializada com 12 computadores e um anfiteatro. Inicialmente, a escola contará com alguns dos programas da Secretaria Municipal de Educação como o Crescer com Saúde, composto por terapeuta ocupacional, nutricionista, interventor precoce e fonoaudiólogo, Hora do Conto e aula de Educação Física.
A estrutura contará ainda com uma sala de serviços, onde há uma cozinha, uma lavanderia, salas para o armazenamento dos mantimentos e um lavabo para os funcionários. A oferta de matrículas atenderá a demanda de crianças que esperam por vagas, principalmente entre 0 a 3 anos de idade. A escola terá capacidade de atender 120 crianças na faixa etária entre 0 a 5 anos de idade em turno integral. As próximas vagas para a Educação Infantil virão da compra de 96 vagas na rede particular para cobrir parte da demanda.
A inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola será no dia 6 de agosto, às 10h, em solenidade que será realizada no local, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.