Estado e municípios preparam revisão do mapa turístico do RS
Representantes das 24 microrregiões turísticas do Estado e técnicos da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer reuniram-se nesta terça-feira (17) para revisar o atual mapa do setor, do qual fazem parte 412 dos 496 municípios gaúchos – o equivalente a 83,06%. Os coordenadores podem encaminhar termos de novas adesões e a migração para outras regiões até o dia 25. As mudanças serão votadas no Fórum Estadual de Turismo, marcada para o dia 31, na sede da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).
A participação do município na regionalização faz com que ele seja reconhecido turisticamente, participe de ações integradas, capte recursos para projetos, participe de eventos e divulgue e promova o município em materiais promocionais. Foram apresentados critérios propostos pelo Ministério do Turismo tais como a de que cada região turística tenha identidade histórica, cultural ou geográfica em comum, não tenha mais de 20 municípios e tenha órgão responsável pela pasta de Turismo (secretaria, fundação, departamento, superintendência, etc.) e/ou Conselho Municipal de Turismo instalado, entre outros.
O município terá de orientar e mobilizar prestadores de serviços turísticos a se cadastrarem no Ministério do Turismo e deverão elaborar um plano estratégico para o setor em 18 meses. A partir da sua definição, a região turística terá 12 meses para instituir sua Instância de Governança Regional. A região turística deverá apresentar a SETUR/RS um plano estratégico, que tenha como foco o desenvolvimento turístico sustentável regional num prazo de 24 meses a partir de sua definição.