Estado investe no Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa
Dentro do Programa Verão Numa Boa, do Governo do Estado, o Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa, receberá recursos da Secretaria Estadual da Saúde da ordem de R$ 880 mil. Os repasses, durante todo o ano, irão para a qualificação dos plantões de traumatologia e neurologia. Desde o início de 2011, o Santa Luzia é referência em Traumatologia para o Litoral Norte. Foram realizadas 1.100 cirurgias no ano passado e prestados cerca de 850 atendimentos mensais. No verão, o número de atendimentos aumenta e gira em torno de 1.200 a 1.500 por mês.
Funcionando em esquema de dois plantões 24 horas de traumatologia (com dois traumatologistas e gessistas) para atendimento de média complexidade (cirurgias e tratamento conservador), o Hospital também oferecerá plantão de neurologia ainda nesta temporada. Os serviços possibilitarão que atendimentos de média complexidade e alguns de alta possam ser feitos no próprio Litoral, sem a necessidade de deslocar o paciente para Porto Alegre.
Exames
Juntamente com o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, de Torres, a instituição atende todo o Litoral na realização de tomografias, também em regime de 24 horas. O hospital está credenciado para efetuar 200 exames/mês, que são pagos pelo SUS. Dentro do programa de Apoio à Rede Hospitalar, o Santa Luzia, recebeu um total de R$ 2,6 milhões no ano passado.
Parceria
Na avaliação da presidente, irmã Adiles Lucia Menti, a parceria e apoio financeiro do Estado são fundamentais para o pleno funcionamento do hospital. Ela ressalta a aquisição de diversos equipamentos para o bloco cirúrgico, como os carros de anestesia e o intensificador de imagens que foram viabilizados com recursos da Consulta Popular e do Ministério da Saúde. Também considera que a colocação de equipes e ambulâncias do Samu nas rodovias do Litoral Norte está agilizando o processo de acolhimento e atendimento. ” É uma iniciativa muito importante para todo o sistema de saúde”, conclui Adiles.