Estado lança o Mês de Combate às Hepatites
De acordo com a governadora, com o amparo do Estado e a participação das entidades, será feito o que for necessário através de ação coletiva para combater a doença, que gera um alto custo pessoal. “É uma alegria ver um comitê proposto a oferecer à sociedade uma verdadeira ação de solidariedade”, afirmou. O Comitê Intersetorial de Enfrentamento das Hepatites Virais foi instituído pela governadora em 2008 para operacionalizar o Programa Estadual de Combate às Hepatites.
Conforme a presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, o processo iniciado nesta quinta-feira, dedicando o mês de maio para intensificar o combate à doença, com ações de informação, conscientização e, principalmente, de prevenção através da vacinação em três doses, significa um grande investimento humano e financeiro por parte do Estado. Tarsila lembrou que o Governo garantiu R$ 2 milhões para o projeto em 2010 e destacou também o trabalho preparado por professores e estudantes de 2,6 mil escolas estaduais que debaterão, em todos os níveis, questões que envolvem o tema.
Na campanha de mobilização, está prevista uma ampla distribuição de material publicitário com informações sobre prevenção da doença. Será intensificado o processo de vacinação em jovens e em pessoas pertencetes a grupos de risco, como os profissionais de beleza (manicures e pedicures) e tatuadores.
Os 3,5 mil novos policiais militares recém-formados pela Brigada Militar também receberão a vacina.