Educação

Estudantes da Escola Rural lançam revista sobre saúde sexual em Osório

Facilitar o acesso a informações sobre a saúde sexual dos jovens através de uma linguagem clara, fácil e sem tabus. Com esse objetivo cerca de 30 alunos do município de Osório, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes, a Rural, produziram uma revista impressa intitulada “Sexo e essas coisas…”. O lançamento da publicação, com cerca de 30 páginas, ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 16, no auditório da escola com a presença de estudantes, professores e autoridades municipais.

A impressão das revistas teve um custo de R$ 2.700,00 e foi financiada pela Secretaria Municipal da Saúde que apóia iniciativas de prevenção. “A revista é um meio de divulgação muito importante, principalmente, porque atinge uma faixa etária que está iniciando a sua vida sexual e a prevenção evita doenças e a gravidez precoce”, disse o prefeito de Osório Eduardo Abrahão.

A publicação é o resultado de uma atividade prevista no Seminário de Biologia ocorrido na escola durante o ano de 2013. Com ilustrações e fotos, a revista aborda, de forma descontraída, mas precisa, temas da sexualidade dos jovens como doenças sexualmente transmissíveis – DSTs, Aids e métodos contraceptivos. “Eles pesquisaram e fizeram todo o material, com uma linguagem de jovem para jovem e chamando a atenção para assuntos do cotidiano da saúde deles, o que é muito importante”, disse a professora de Biologia Sigrid Maria de Oliveira Disconzi que desenvolveu a atividade com os alunos. A revista tem uma tiragem de 150 exemplares que, posteriormente, será distribuída nas escolas da rede municipal de ensino em data a ser definida.

Comentários

Comentários