Evento em Atlântida Sul conscientizará sobre a presença de cães na praia
Serão distribuídos durante o evento, folders educativos contendo informações básicas sobre os cuidados com os cães no período de altas temperaturas e sobre as doenças que estes animais podem contrair e também transmitir. Ainda serão distribuídos saquinhos para o recolhimento de dejetos dos cachorros e, através de uma parceria, rações para os caninos.
A iniciativa partiu da Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal da Saúde que, nos períodos de verão se depara com reclamações de cães soltos à beira-mar, mordeduras ou de donos desses animais que não respeitam a lei que proíbe cães na beira da praia. Os cachorros são responsáveis por 40 tipos de zoonoses que podem ser transmitidas à população.
Segundo Anne Marth, médica veterinária da Vigilância em Saúde de Osório, o evento pretende conscientizar a população de que a beira-mar não é lugar para os animais domésticos. “O maior risco de cães na beira da praia é para a criança, que tem um maior contato com a areia e de todas as doenças, ela pode contrair vários tipos de verminoses porque é uma doença silenciosa que, muitos meses depois, é que pode se diagnosticar que ela adquiriu um parasita”, disse Anne.
O “Passeando Com o Cão” vai contar com o mascote Vigicão, da Vigilância em Saúde, para divertir as crianças, com saída do Barbante, na Avenida Beira-Mar, a partir das 16h, do dia 29 de janeiro. O evento deve se repetir dia 26 de fevereiro, no mesmo horário e local. Mais informações pelo telefone: (51) 3663 2690.