Extinção da CPMF foi 'ignorância sem precedentes’, diz Lula
“A única frustração que tenho no governo foi na noite que, por mesquinhez, nós perdemos a CPMF. Eu não conheço nenhum empresário que ficou 1% mais rico porque deixou de pagar CPMF. Entretanto, a perversidade daqueles políticos que votaram contra era de tal magnitude que eles tiraram R$ 40 bilhões por ano da saúde pública. Tiraram achando que iam me prejudicar, numa atitude de ignorância sem precedentes, porque o Lula tem plano médico”, afirmou.
O presidente ainda afirmou que falta “muita coisa a ser resolvida” no governo, e citou como exemplos a criação do marco regulatório ambiental e a mudança na lei de Licitações.
“Às vezes uma empresa perde uma licitação e entra na Justiça e ficar três anos segurando a obra. E ninguém assume a responsabilidade pelo prejuízo que o país está tendo..Às vezes é o Ministério Público que levanta suspeita por uma coisa e quando sai uma notinha do jornal a primeira coisa que faz é parar a obra porque todo mundo tem medo. Então é assim, uma coisa maluca que se cria no país”, reclamou o presidente.
Ao final do discurso, Lula brincou que estava se despedindo da sua atividade institucional e convidou quem quisesse o acompanhar na Praça Castro Alves. No local, Lula participa de um comício com a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff.
“Quero me despedir, terminar aqui meu ato institucional, vou 'picar' meu cartão de presidente. Agora quem quiser ir comigo na Praça Castro Alves, pode vir”, disse o presidente.