Facos amplia atuação do Pibid em escolas da região
O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos de licenciatura que se dedicam a vivenciar o cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.
O objetivo do programa é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz a integração entre a educação superior (por meio das licenciaturas) e a educação básica.
Nesta nova fase, o programa passou a contemplar, também, os cursos de Computação, Ciências Biológicas e Educação Física, que se juntaram aos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia. As escolas dos municípios de Capão da Canoa e Santo Antônio também passarão a ser contempladas. Na primeira fase, somente escolas de Osório e Tramandaí estavam recebendo os acadêmicos do programa.
No total, 55 alunos da Facos recebem bolsas de iniciação à docência, que conta ainda com nove supervisores de escola, seis coordenadores de subprojeto, um coordenador institucional e um coordenador de gestão.
O trabalho dos acadêmicos selecionados deve iniciar ainda em agosto. O professor Sérgio Alves, coordenador do curso de Educação Física, é o coordenador institucional da Facos no programa.
Já o professor Cristiano Portner é o coordenador de gestão. Ainda integram a equipe os professores Anilda Machado, Christiane Jaroski, Andrio Pinto, Andrea Goldani, Thais Castro e Tiago Medeiros.