Falta de remédios retrovirais deixa pacientes de HIV vulneráveis no RS

Rio Grande do Sul: Pacientes com HIV das cidades de Passo Fundo e Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, enfrentam a falta de medicamentos retrovirais essenciais para o…
Foto: Teste de HIV © Vinicus Marinho/Fiocruz

Rio Grande do Sul: Pacientes com HIV das cidades de Passo Fundo e Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, enfrentam a falta de medicamentos retrovirais essenciais para o tratamento.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]

Desde o final da última semana, pessoas que buscaram os remédios gratuitos no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) encontraram os estoques vazios.

Um dos medicamentos em falta é o dolutegravir sódico, crucial para manter a carga viral indetectável e evitar a progressão para aids.

Em Passo Fundo, um paciente relatou estar sem o medicamento e preocupado: “Minha carga viral está alta e só tenho remédio até sábado. Ficar sem tratamento é desesperador.”

Problemas de distribuição e abastecimento

Em Erechim, a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde informou que a reposição dos medicamentos está prevista para sexta-feira (29).

O atraso foi causado por um inventário no Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), em Porto Alegre.

Em Passo Fundo, o setor de assistência farmacêutica confirmou que o carregamento chegou na quarta-feira (27) e que, a partir desta quinta, as secretarias municipais poderão retirar os remédios.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]

Impactos para os pacientes

Além dos problemas logísticos, pacientes temem o desenvolvimento de doenças oportunistas, uma vez que a interrupção no tratamento compromete o sistema imunológico.

Um morador precisou se deslocar até Carazinho para conseguir os medicamentos.

Resposta da Secretaria Estadual de Saúde (SES)

A SES não especificou o motivo do atraso, mas afirmou que o processo de dispensação de medicamentos é descentralizado para os municípios.

Em nota, mencionou que os pacientes podem renovar seus tratamentos de forma online pelo site farmaciadigital.rs.gov.br.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas