Feira do Livro de B. Pinhal teve cultura, shows, teatros, oficinas, artesanato
A XI Feira do Livro de Balneário Pinhal, que teve como patrono o escritor Charles Kiefer, foi sucesso de público e crítica. A avaliação é da Secretária de Educação e Cultura, Suzana Werlang.
Nos três dias do evento (29 de janeiro a 01 de fevereiro), milhares de pessoas circularam pela feira, que aconteceu junto ao largo Osso da Baleia, na área central da cidade. O total de livros comercializados chegou a 3451 exemplares, destacando-se a literatura infantil. Das editoras participantes, a Livraria Taratuja foi a líder em vendas. Participaram também a Companhia do Livro, Ciranda de Livros, Livraria São Mateus, Livraria Conhecimento e SVB Edição de Arte.
Shows, teatros, oficinas, artesanato e exposição fotográfica foram algumas das atrações.
Segundo Suzana Werlang, um dos pontos altos do evento foi o lançamento dos livros locais, evidenciando o interesse da Secretaria em apoiar não somente o hábito da leitura como também da escrita. Outro momento marcante, segundo ela, foi a realização do espaço Trocando Ideias, com a participação de autoridades e personalidades locais e da literatura e educação, especialmente no primeiro e último dias da feira, quando se falou sobre ecogestão e meio ambiente e também educação à distância e formal.
“A participação do SESI abrilhantou a Feira do Livro”, avalia Suzana. A entidade, na avaliação da secretária, foi uma grande parceira, oportunizando atrações diversas, como a apresentação de malabarismo, teatro e a biblioteca itinerante.
O tema da feira do livro de 2009 de Balneário Pinhal foi “Ler no verão é pura emoção’.