Feira do Livro inicia na próxima semana em Torres
A anfitriã do evento será Dóra Laidens, ex-dirigente cultural do Município, e o patrono o poeta gaúcho Fabrício Carpinejar. Entre as atrações está programada a presença da escritora Martha Medeiros e do chargista Iotti. Os escritores gaúchos Celson Gutsreind e Luiz Dill também participarão da Feira.
A organização estima a presença de 15 mil pessoas no evento.
A Feira do Livro, uma realização da Prefeitura, SESC e ULBRA Torres, tem como objetivo realizar ações que difundem o livro e a leitura e, por conseqüência, promovam a formação de leitores. Também visa proporcionar à comunidade oportunidades de vivenciar os prazeres da leitura e o contato direto com manifestações culturais variadas.
O evento oportuniza a imersão do leitor no mundo literário através da escolha do próprio livro; do contato direto com os autores, por meio de sessões de autógrafos, bate-papos e oficinas literárias; e da participação de manifestações culturais relacionadas à literatura, como a Hora do Conto, Sarau de Poesias, teatro e oficinas culturais.
A feira também promove apresentações artísticas como dança, teatro e shows musicais. Conforme o prefeito João Alberto Machado Cardoso “são formas de incentivo ao desenvolvimento do prazer da leitura e da escrita”.
Este ano, novamente foi oferecido às empresas locais o Bônus do Livro. O bônus é um incentivo à cultura, pois o empresário, ao adquiri-lo, participa como difusor cultural e receberá diversos cupons no valor unitário de R$10,00 para serem usados na compra de livros durante a feira.
Esses cupons podem ser distribuídos aos clientes, funcionários ou ainda doados para escolas, creches, asilos, ONGs, ou outras entidades, possibilitando a várias pessoas a oportunidade de vivenciar o prazer da leitura. O evento conta com o apoio da Super Livros Livraria, Câmara dos Livros, Centenarte Móveis e Decorações, Gráfica e Editora TC e Westphalen Floricultura e Jardins.