Colunistas

Feiras do Livro no Litoral Norte

Nos meses de janeiro e início de fevereiro, no calorão abrasador, entre as muitas atividades do veraneio, praia, sol, mar, infinitos divertimentos aconteceram e se destacaram a literatura e a cultura, através das Feiras do Livro do Litoral Norte.

De 24 de janeiro a 02 de fevereiro a 13ª Feira do Livro do Balneário de Tramandaí aconteceu com o tema: ”Quem conhece ama.” Realizaram-se bate-papos, teatro, danças músicas, palestras de vários escritores, diversas sessões de autógrafos, e é claro os livreiros. Entre as palestrantes a renomada escritora Jane Tutikian com uma palestra muito interessante. Ela que agora está dedicando-se à literatura infanto-juvenil afirmou que atualmente “os jovens estão lendo mais” Teve a presença da Academia dos Escritores do Litoral Norte com seus membros lançando e autografando livros.

Na mesma data aconteceu a Feira do Livro no Balneário de Imbé também com muitas atividades literárias e culturais. Teve como homenageada a escritora e secretária da Academia dos Escritores do Litoral Norte Célia Vitorino.

De 28 de janeiro a 02 de fevereiro aconteceu a 5ª Feira do livro no Balneário de Atlântida Sul patrocinada pela Prefeitura de Osório, através da sua Secretaria de Cultura. Na programação entre as atividades de bate-papos, palestras, sessões de autógrafos, teatro, bandas musicais contou com a presença dos cartunistas Jerri Costa e Taise Texeira. Bety Mendes avaliou a Feira como: ”algo maravilhoso”. “Disse:” “a gente vem aqui curtir as férias e encontra um lugar especial voltado à leitura e à cultura.” Tenho certeza que após as realizações de Feiras de Leitura no Litoral Norte do RG tem acontecido um estúmulo e desenvolvimento da leitura e da literatura. As escolas realizam mais atividades literárias, as professoras sentem-se mais estimuldas a desenvolverem o hábito da leitura com seus alunos. As Secretarias de Educação e Cultura abraçam as Feiras do Livro e veem-nas como um grande investimento.

Estas Feiras servem também de mote para a afirmação e o crescimento da nossa Academia dos Escritores do Litoral Norte.

Comentários

Comentários