Festa e feriado em homenagem a São Domingos em Torres
Neste fim de semana (2 e 3/8) acontece em Torres a Festa em Homenagem a São Domingos e na segunda-feira (4/8) é feriado municipal dedicado ao santo padroeiro do município.
Na programação especial da Paróquia São Domingos, no sábado (2/8), às 20h, haverá novena na Igreja Santa Luzia e depois quermesse e baile no Salão Paroquial São Domingos. Já no domingo (3/8), às 10h, haverá missa solene na igreja e depois almoço no Salão Paroquial. À tarde terá apresentação do Grupo de Danças Harmonia e reunião-dançante animada pelo Grupo Harmonia.
Segundo pesquisa realizada pelo Departamento Municipal de Cultura, dentro do Projeto Túnel do Tempo, a escolha de São Domingos como padroeiro de Torres está relacionada ao poder econômico que tinha, na época, o agente do fisco e responsável pela guarda de Torres, Domingos Antônio da Costa Guimarães.
Os pesquisadores concluíram que a hipótese historicamente mais plausível de aceitação é que o mesmo, ao escolher o Santo, estava se auto-homenageando. O movimento pela construção da Igreja São Domingos começou por volta de 1816, mas estima-se que a obra tenha iniciado em 1820.
A vida de São Domingos
São Domingos de Gusmão nasceu em Caleruega, no então Reino de Castela (Espanha), em 24 de junho de 1170. Aos sete anos foi aprender as primeiras letras com seu tio, que era religioso, e aos catorze ingressou na universidade de Castela, em Valência. Brilhou nos bancos escolares, dedicando-se à arte retórica, além da filosofia e teologia, e deu exemplo de virtude. Os sacerdotes que tinham dificuldades sobre a teologia, casos de consciência ou dúvida sobre pontos da Escritura acorriam às suas luzes. Nessa época ele dava lições públicas de Sagrada Escritura na Universidade de Valência. No entanto, seu sonho era ser evangelizador.
Depois de uma viagem pelo Norte da Europa, optou por dedicar-se à evangelização dos povos daquela região. Revelou-se um excelente pregador e tinha um grande gosto pelos livros. Por onde passava, dedicava-se a formar uma biblioteca. São Domingos tinha 45 anos, em 1215, quando reuniu os seis primeiros discípulos para fundar uma ordem, que veio a ser chamada de Ordem dos Pregadores. Depois passou para Ordem Dominicana. Os pobres e órfãos encontravam nele um amparo e auxílio. Morreu no dia 6 de agosto de 1221, em Bolonha, na idade de 51 anos. Numerosos milagres aconteceram por seu intermédio. O Papa Gregório IX inseriu seu nome no catálogo dos Santos em 23 de julho de 1234.