Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário cultua tradição em Osório
A festa foi realizada pelo Grupo Maçambique e pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição com o apoio da Prefeitura de Osório. Este ano o casal de festeiros foi Aluisio Souza da Silva e Delcina Azevedo da Silva.
Na programação da festa, ocorreu a Noite Cultural Afro, na sexta-feira, dia 7, realizada juntamente pela Secretaria de Cultura, com a participação do Grupo Maçambique com o Rei Congo e a Rainha Ginga, shows musicais com Ivan Terra e Jovens Coroas.
No domingo, dia 9, foi realizada a missa solene na catedral, seguida da procissão e almoço no Salão Paroquial. O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior considera a festa um importante patrimônio histórico e cultural do município.
“A festa é extremamente importante porque é um viés da nossa cultura, Osório teve, lamentavelmente, esse viés da escravatura, teve todo um processo de colonização naquela oportunidade. Há essa manifestação cultural e religiosa que deve ser mantida, organizada, deve ser aprofundada. É importante que o município tenha uma política de apoio a isso. É uma cultura nossa, poucos municípios brasileiros mantêm essa tradição”, disse o prefeito.