Fornecimento de medicamentos do Estado cresce 65% e recebe prêmio em gestão pública
A melhoria na gestão e controle do sistema de administração de medicamentos foi alcançada com uma parceria entre as secretarias da Saúde e Fazenda, além da Procergs, por meio do Programa Estrurante Fazendo Mais com Menos. A gestão eficiente e o controle nos serviços possibilitou a recuperação, junto à União, dos créditos referentes à contrapartida federal dos medicamentos especializados, o que gerou aumento de 93,4% no valor destes recursos, com a média mensal passando de R$ 4,14 milhões em 2007 para R$ 8,02 milhões em 2010, o que proporcionou para o Estado um resultado acumulado no período de R$ 63,1 milhões a mais para investimento na área.
O aperfeiçoamento do sistema de Administração de Medicamentos Especiais (AME), levou à informatização de 100% dos estoques e automatização de grande parte da rotina de compras, além da criação de inventário eletrônico de estoques. Com isso, houve melhoria na gestão e logística, com reflexo direto no usuário que, em breve, poderá acessar a internet e verificar se o seu remédio está disponível no momento.
Maior controle
As melhorias adicionais incluem nomeação de 20 farmacêuticos, estruturação da assessoria jurídica, controle total nas dispensações e controle de medicamentos vencidos. Atualmente, existem 514 farmácias, em todas as cidades do Rio Grande do Sul, sendo o RS o único estado do país nesse patamar. O programa Remédio em Casa está disponível hoje em 393 cidades, beneficiando não só os idosos, como também aqueles que buscam remédios nas farmácias, com a diminuição do tempo de atendimento.
O objetivo de todo o trabalho é ampliar o acesso e a oferta de serviços de assistência farmacêutica do SUS e otimizar a aplicação das fontes de recursos estaduais e federais. “O salto de qualidade obtido é fruto de um trabalho de equipe, e mostra que o governo privilegia o planejamento, com a melhoria da gestão. E isso com ganho de qualidade, com mais controle e resultados. A mudança de cultura interna, com profissionalismo, levou ao reconhecimento da população, e à satisfação dos usuários, com redução expressiva do número de reclamações, e à extinção das manifestações de associações e familiares de pacientes”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Premiação
A iniciativa recebeu dois prêmios: o Conip 2010, dentro da categoria Administração Pública Eficiente e Eficaz – Aplicações voltadas para o Cidadão, e o IX Prêmio de Escelência em Governo Eletrõnico, distinção entregue durante a realização do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestão Pública 2010. Todo o processo, desenvolvido por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, foi apresentado ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.