Frente fria vinda do Uruguai põe fim nas próximas horas à onda de calor no RS
Uma mudança significativa no clima está prestes a ocorrer no Rio Grande do Sul com a chegada de uma frente fria vinda do Uruguai, trazendo alívio para a onda de calor que assolou o estado nas últimas semanas.
Esta frente fria, que já passou pela maior parte da província de Buenos Aires, agora está afetando o Uruguai.
A presença da frente fria já está sendo sentida em diversas localidades do Sul e Leste uruguaio, onde nuvens do tipo arco indicam a sua aproximação.
Na manhã desta segunda-feira, uma nuvem do tipo prateleira foi observada sobre a cidade de Montevidéu, indicando mudanças no clima.
O Aeroporto de Carrasco registrou chuva e trovoadas, com temperaturas em torno de 24ºC. O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu advertências sobre o risco de temporais isolados, com alertas amarelos e laranjas.
No Rio Grande do Sul, desde o início do mês, as temperaturas têm se mantido acima de 35ºC todos os dias.
Entretanto, a chegada da frente fria marca o início de uma mudança.
O avanço deste sistema frontal traz consigo uma maior probabilidade de chuva, principalmente nas regiões Oeste e Sul do estado, próximas à fronteira com o Uruguai, segundo a MetSul.
Amanhã, a frente fria deverá se deslocar pelo território gaúcho, trazendo chuvas mais generalizadas e localmente intensas, acompanhadas de risco de temporais.
Este será o dia com maior volume de chuvas nas últimas semanas, embora não se espere grandes acumulados em todos os municípios.
Além das chuvas, não está descartada a ocorrência de ventos fortes em alguns locais.