Governadora reúne prefeitos para reforçar parceria com os municípios
O governo Yeda Crusius, mais uma vez, reforça a aproximação com os prefeitos gaúchos para tratar de interesses comuns, fundamentais ao desenvolvimento do Estado, com geração de empregos e renda à população.
Às 14h desta segunda-feira (6), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, a governadora abre a grande reunião de trabalho com uma mensagem tranquilizadora: apesar da redução das transferências federais de recursos, o governo do RS honrará os compromissos assumidos e renovará sua parceria nesta fase de crise financeira internacional, para acelerar obras e investimentos nos municípios. Por isso, o Executivo vai ampliar os canais administrativos de comunicação com os prefeitos e secretários municipais, para garantir respostas mais rápidas às demandas das comunidades.
Além do entrosamento, outro objetivo do Encontro do Governo do Estado com as Prefeituras é compatibilizar projetos do Estado com os de cada município, conforme explica o secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi. “Vamos buscar, através dessa harmonização e relação construtiva, positiva, com diálogo permanente, colocar o governo do Estado mais perto do cidadão. E isso se faz por meio dos municípios”, afirma o secretário. Em síntese, o governo do RS busca uma boa interlocução, quer mostrar e fazer com que cada um dos prefeitos conheça os projetos prioritários do Estado e saiba que há um compromisso da governadora e do governo com o municipalismo”.
Nesta etapa da relação com os municípios, a conquista do déficit zero, depois de 37 anos de desequilíbrio nas contas estaduais, trouxe vantagens. Pela primeira vez, o Tesouro do Estado investirá 7% da receita líquida. Isto significa R$ 1,250 bilhão de recursos públicos na economia, em 2009, com prioridade para os empregos – no primeiro ano de governo, a taxa foi de 2,5% e, em 2008, de cerca de 3%.
A governadora já determinou a aplicação de 60% desses recursos no primeiro semestre, dos quais 60% no setor social e 40% em infraestrutura. Mas há também o orçamento das estatais, calculado em R$ 1,118 bilhão. Como tem salientado Yeda, o governo está “junto com os prefeitos na construção de um novo futuro ao Estado. O déficit zero é um novo parâmetro na gestão de governo, uma conquista da sociedade”.
Descentralização
Yeda Crusius destaca como efeito importante da reunião desta segunda-feira “a real descentralização do poder e dos recursos”.
O secretário Bernardi complementa: “É no município onde os recursos seguramente terão um suficiente gerenciamento pela presença mais próxima do cidadão, pelo controle social e, afinal de contas, porque é onde as pessoas vivem, trabalham, onde os fatos acontecem e onde, principalmente, o fazer será sempre local”. O encontro servirá também para uma radiografia dos impactos da crise externa nos municípios.
O Encontro do Governo do Estado com as Prefeituras encerra-se na terça-feira (7). Nesta segunda-feira, será aberto com a palavra da governadora e do presidente da Famurs, Elir Girardi. Depois, cada secretário terá de 20 a 30 minutos para fazer uma exposição de como funciona a sua pasta e quais sãos os seus principais projetos.
Também serão explanados os projetos estruturantes de governo vinculados a cada secretaria.
Os prefeitos também serão ouvidos quanto a sugestões e questionamentos. O encontro foi formatado para que os prefeitos conheçam bem os caminhos da máquina pública estadual. Dessa forma, o governo pretende tornar mais eficiente a relação com as prefeituras, que assim poderão conduzir melhor suas solicitações ao Estado.