Governo acerta parceria para reduzir mortes em estradas do Litoral - Litoralmania ®
Geral

Governo acerta parceria para reduzir mortes em estradas do Litoral

Para diminuir o número de mortes em acidentes e auxiliar em resgates nas estradas de acesso ao Litoral Norte e Sul, a governadora Yeda Crusius deve assinar em dezembro um convênio que prevê a utilização de quatro ambulâncias-UTI, duas motos e um helicóptero da Unimed. Durante encontro nesta terça-feira (25), no Palácio Piratini, a governadora propôs contrapartidas para uso do serviço, que serão analisadas até a assinatura do convênio. Dessa forma, a 14ª edição do projeto Gaivota, da Unimed,  se juntará à operação Verão Legal RS 2009, realizada pelo governo gaúcho e que se inicia no dia 20 de dezembro.

A Operação Gaivota ocorrerá em parceria com a Brigada Militar (BM) e prestará atendimento gratuito a vítimas de acidentes em rodovias que levam ao Litoral – como a Estrada do Mar -, independentemente de a pessoa ter plano da Unimed. No Norte, as unidades móveis ficarão localizadas em Tramandaí, Xangri-lá, Torres e Capivari do Sul. No Litoral Sul, os veículos estarão na praia do Laranjal, em Pelotas, e no Cassino, em Rio Grande. As unidades móveis funcionarão de sexta-feira ao meio-dia até  segunda-feira, no mesmo horário, contando com médicos e enfermeiros 24 horas nesse período.

Segundo o presidente da Federação Unimed do Rio Grande do Sul, Nilson Luis May, os veículos vão fazer o primeiro atendimento para encaminhar as vítimas ao hospital mais próximo, dependendo da gravidade do caso. “Todos os veículos dispõem de tecnologia de ponta, como desfibriladores [para socorro cardíaco]”, informou. 

Para o comandante-geral da BM, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, a população ganha um importante serviço no trabalho de redução de vítimas fatais nas estradas do Litoral. Em 2007/08, foram prestados 282 atendimentos pela Operação Gaivota, com registro de quatro óbitos. A Unimed possui 30 unidades espalhadas no Rio Grande do Sul e cerca de 1,5 milhão de beneficiários.

Comentários

Comentários