Governo busca padronização de atendimento a casos suspeitos de Gripe A
Dentro das ações do Comitê de Enfrentamento da Gripe A (H1N1), o secretário da Saúde, Osmar Terra, reuniu, no final da tarde desta quarta-feira (24), representantes de hospitais de Porto Alegre. Um dos objetivos do encontro foi o padronizar tecnicamente a rotina e o atendimento dos casos suspeitos da nova gripe.
O secretário reafirmou que o primeiro atendimento deve ser buscado junto às Unidades de Saúde, que têm condições de fazer o diagnóstico inicial, devendo-se evitar a procura pelas emergências dos hospitais. Também disse que mais de 95% dos casos confirmados foram tratados em casa, sem necessidade de internação hospitalar. Na Capital, os hospitais Nossa Senhora da Conceição e Clínicas são referência para casos da Gripe A.
Terra informou também que a Secretaria da Saúde está tratando, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, da ampliação do horário de atendimento de alguns postos da Capital para até as 22 horas.Participaram da reunião representantes dos hospitais Ernesto Dornelles, Nossa Senhora da Conceição, Moinhos de Vento, Divina Providência, Hospital de Clínicas, Santa Casa de Porto Alegre, além da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.