Governo cria grupo de trabalho para debater formação de motociclistas
A decisão foi tomada em reunião nesta terça-feira (07), na Casa Civil. A intenção é formatar um plano de cursos de profissionalização para atender à demanda de 350 mil motociclistas em todo o RS.
A primeira reunião do grupo de trabalho deve ocorrer na próxima segunda-feira (13). O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, afirmou que a inclusão da Famurs e do Senat/RS é fundamental para atingir um maior número de profissionais e reduzir os custos de execução desses cursos. Lara garantiu que a FGTAS está pronta para atuar nessa qualificação. “Precisamos do apoio das prefeituras e do Governo Federal para que possamos atender um número maior de motociclistas, profissionalizando-os e contribuindo não apenas para a geração de emprego e renda, mas, sobretudo, para reduzir o alto grau de acidentalidade, preservando a vida de muitos gaúchos”.
A subchefe da Casa Civil, Mari Perusso, lembrou que a importância do tema fez com que o governador Tarso Genro determinasse uma rápida diligência sobre o assunto. “O governo trabalha com projetos prioritários na construção de seu orçamento, mas essa questão se sobressai por cuidar também da vida dos gaúchos e do atendimento da legislação federal, profissionalizando os nossos motociclistas”.
O presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, explicou que a prorrogação do prazo de entrada em vigor da nova lei vai permitir maior tempo para encontrar, de forma compartilhada, a melhor forma para reduzir os custos e ampliar o atendimento da formação necessária.