Governo do Estado realiza campanha para incentivar a doação de medula óssea
Na abertura do evento, o secretário da SJDS, Fernando Schüler, destacou a importância de mobilizar todas as fundações da pasta. “Em qualquer campanha de doação temos que nos fazer presente, isto é um ato de solidariedade.” O presidente da Fase, Irany Bernardes de Souza, salientou que os servidores da Fundação devem levar a mensagem da campanha para todos os seus conhecidos. “Devemos começar a mobilização com as nossas famílias e passar esta mensagem adiante.”
A Coordenadora da Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea do Hemocentro do RS, Maria de Lurdes Peck, destacou que o Brasil tem em torno de dois milhões de pessoas cadastradas no banco de doadores. “Este número é muito pequeno, pois a cada ano temos mil novos casos de pessoas que necessitam de um doador compatível. É preciso conscientização da população e o cadastro de doadores é o primeiro passo para a doação.”
No encontro, que aconteceu no auditório do Centro de Formação Permanente da Fase, participaram ainda a representante da Vara de Infância e Juventude de Porto Alegre, Tânia Benedetto Todeschini, as diretoras socioeducativas da Fundação, Ledi Teixeira, e Neidi Bragagnolo, o deputado estadual, Carlos Gomes, e também servidores da Fundação.
Além das palestras, estará estacionado no pátio da Fase, até às 17h desta segunda-feira (9), um caminhão do Hemocentro que fará a coleta de sangue e medula óssea das pessoas que quiserem aproveitar para fazer a doação.