Governo gaúcho libera R$ 1 milhão para pesquisa de doenças como gripe A
O governo do Estado, por meio da Fapergs – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, vai financiar, com R$ 1 milhão, projetos de estudos para contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico na área de infecções respiratórias causadas por vírus. O financiamento possibilitará a compra de equipamentos e reagentes que permitam o desenvolvimento de novas tecnologias e conhecimentos para minorar as perdas ocasionadas por essas doenças.
Nesta quarta-feira (26), foi lançado o Edital 07/2009, que implementará o programa de pesquisa. As propostas poderão ser submetidas até o dia 13 de outubro. Terão prioridade na liberação de recursos projetos com ênfase na prevenção, no tratamento, no diagnóstico e na epidemiologia de doenças como a influenza sazonal A (H1N1), a influenza aviária, a parainfluenza, o adenovírus e o sincicial respiratório. Maiores informações sobre o encaminhamento de propostas podem ser consultadas no site www.fapergs.rs.gov.br e pelo telefone (51) 3221-4922.
O secretário da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, ressalta a importância da pesquisa neste momento, “considerando que a iniciativa é uma forte demonstração de que o governo gaúcho, através da Fapergs, está atento às principais necessidades da comunidade gaúcha”.