Grupo MCs Para a Paz grava CD na Penitenciária Modulada de Osório
Os integrantes do Grupo MCs Para a Paz iniciaram, nesta semana, a gravação de um CD de divulgação com músicas próprias no interior da Penitenciária Modulada de Osório. A ação da Coordenadoria da Juventude da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) conta com a parceria da entidade Alvo Cultural, que participa da iniciativa com dois produtores culturais e equipamentos de captação de voz, além de mixagem e finalização.
As músicas foram construídas durante encontros semanais do grupo, que ocorrem desde março de 2012, e abordam temas como cidadania, inclusão social e prevenção ao uso de drogas. Segundo os integrantes, a ideia é passar uma mensagem de conscientização aos jovens das periferias, para que evitem o envolvimento com o universo criminal por meio das músicas.
Coordenadora da Juventude, Fernanda Bassani ressalta que, após a finalização das faixas musicais, elas serão divulgadas em rádios comunitárias das principais periferias de Porto Alegre e do Litoral. “O objetivo é ampliar uma conexão positiva entre a periferia e o sistema penitenciário, auxiliando na construção de uma cultura de paz”.