Imbé já conta com quatro câmeras de vídeo monitoramento
Desde o mês de dezembro de 2011 Imbé conta com quatro câmeras de vídeo monitoramento em funcionamento em pontos estratégicos da cidade para ajudar os órgãos de segurança no combate a criminalidade e nas investigações de latrocínio, furto de veículos, entre outros delitos.
As câmeras em funcionamento estão instaladas nas avenidas Rio Grande (junto ao Supermercado Nacional), na Avenida Santa Rosa (Centro), esquina com as avenidas Paraguassú e Beira Mar e na ERS-786, em frente ao bairro Nova Nordeste.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Pedro Manoel dos Santos Ferreira, ainda serão instaladas até o final de janeiro mais quatro câmeras: três na Avenida Paraguassú, junto as avenidas Mariluz (Balneário Mariluz) e Garibaldi (Centro) e na Rua Edith Lourdes (no Balneário de Santa Terezinha), além de uma no Guia Corrente, com a proposta de identificar ocorrências e acompanhar em tempo real o que acontece na cidade nos locais de grande circulação de pessoas.
Conforme o secretário, as câmeras são dotadas de um sistema de áudio. “Quando necessário, uma pessoa poderá acionar um botão instalado no local da câmara de vigilância e um alarme será disparado na sala de comando, identificando possíveis ocorrências e equipes de patrulhamento serão encaminhadas ao local”, explicou.
A implantação do sistema de vídeo monitoramento só foi possível através do convênio de adesão com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Na prática, isso credenciou o município de Imbé para receber recursos do Ministério da Justiça para a implantação do sistema regional de vídeo monitoramento elaborado pelo Consórcio da Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte).
O sistema é monitorado pela Brigada Militar e conta ainda com o apoio de comunicação integrada entre a Polícia Civil e Guarda Municipal.