Imbé realiza o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal
A dentista Fabiana Moresco, responsável pelos atendimentos, informou que entre os pacientes, cinco apresentavam alterações bucais e um apresentou lesões com chances de se tornar câncer bucal.
A profissional em odontologia explicou aos pacientes como realizar o auto-exame, informando que vícios como fumar cachimbos e cigarros, consumir álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas são fatores que podem levar a doença.
Os principais sintomas deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, ulcerações superficiais, com menos de dois cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço), são sinais de câncer de boca em estágio avançado.
Conforme a secretária Nelsa Teixeira Dias, o alerta para população imbeense é que realizem o auto-exame, consultas periódicas, e em caso de sintomas da doença, procurem a Unidade de Saúde para realizar exames.