Inexistência de casos no RS tranquiliza os gaúchos quanto à gripe A
A primeira teleconferência do Gabinete de Enfrentamento à Influenza e Acompanhamento Permanente à gripe A (H1N1 – que vinha sendo chamada de gripe suína), apresentou, nesta segunda-feira (4), dados que tranquilizam a população gaúcha pela inexistência de casos no Rio Grande do Sul, além do caráter mais brando que a epidemia está tomando no mundo. De acordo com o secretário da Saúde, Osmar Terra, o único caso monitorado no Estado deixou o hospital no domingo (3) e está sendo acompanhado em isolamento domiciliar.
A teleconferência de acompanhamento, no gabinete do secretário, teve a participação dos delegados das 19 coordenadorias regionais de Saúde, de técnicos dos municípios e hospitais convidados. Técnicos da Vigilância em Saúde prestaram esclarecimentos.
Diversas questões técnicas e de gestão foram discutidas, entre elas como proceder em casos suspeitos, coleta e envio de exames laboratoriais e fluxo de informações da Secretaria Estadual às regionais de Saúde, aos oito hospitais sentinelas e, destes, para o Gabinete de Enfrentamento em Porto Alegre. A equipe técnica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) apresentou o kit de equipamentos de biossegurança que deverá ser enviado, nos próximos dias, às regionais para investigação de possíveis casos suspeitos. Terra solicitou que os delegados em todo o Estado mantenham-se alertas e em contato direto com a equipe de Vigilância em Saúde.
O chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, declarou seu reconhecimento ao trabalho da Secretaria da Saúde ao montar a estrutura de vigilância em mais esta missão de prevenção à saúde da população. Em nome da governadora Yeda Crusius, reforçou a importância da divulgação de informações.
Os hospitais de referência para a gripe A (H1N1) são os seguintes: Hospital Nossa Senhora Conceição de Porto Alegre, Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, Hospital Universitário de Santa Maria, Hospital Geral de Caxias do Sul, Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Hospital Santa Casa de Uruguaiana, Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande e Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa.