Inicia a construção de ciclovias em Osório
No projeto, está previsto a implantação de ciclovias e ciclo faixas, com largura entre 1,60m a 2m, em um trajeto de 10km.
O trecho da ciclovia ocupará parte do passeio público, outras vão ocupar parte de canteiros centrais de algumas avenidas. Já as ciclo faixas ocuparão uma das laterais da via, junto ao meio-fio. Ainda serão colocadas placas de sinalização, remoção de canteiros centrais de avenidas, adequações do sistema pluvial, pintura, construção de bicicletários, entre outras modificações.
A empresa Egel Limitada, vencedora da licitação, realiza a obra das ciclovias no município, orçada em R$1.512.436,31, com prazo para ser concluída em janeiro de 2013. Na manhã desta segunda-feira, dia 19, a empresa iniciou a remoção do meio-fio e canteiro gramado da Avenida General Osório no bairro Glória.
“Elas (ciclovias) se constituem em uma qualificação de cidade, é um meio de transporte que se adapta muito à nossa cidade que é plana, a concepção do projeto é um circuito que envolve toda a zona urbana do município, com recursos municipais”, disse o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior.
O arquiteto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana Alencar Massulo, que coordena o projeto, destaca as primeiras ruas a serem modificadas para a implantação das ciclovias.
“A obra vai iniciar pela Avenida General Osório, em um trecho de duas quadras, depois Almirante Tamandaré e quase toda a extensão da Avenida Marcílio Dias. Nesta primeira parte, vai ser retirado o canteiro central das avenidas que será substituído por uma pavimentação de concreto, que será o piso da própria ciclovia, depois essa pavimentação vai receber tinta vermelha, sinalização, as placas, tudo que é necessário para a instalação da ciclovia”, disse Alencar.
Segundo o arquiteto, a ciclovia vai ligar diversos bairros do município. “Todos os trechos visam ligar as diversas partes da cidade, desde a BR 101 até o bairro Panorâmico, passando pelo centro, pelos bairros Caiu do Céu, Glória, Sulbrasileiro, enfim, vai fazer essa ligação de um ponto ao outro da cidade”, afirmou. No código brasileiro de trânsito, a bicicleta é considerada um meio de transporte, por isso, ciclistas e motoristas terão de se adaptar. “A educação de ciclistas e motoristas nesta nova cultura de ciclovias será permanente, cada etapa a gente vai complementando, avaliando, melhorando aquilo que a gente consegue ao longo de percurso”, projeta Alencar.