Inicia em Torres o curso Ecossistemas - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Inicia em Torres o curso Ecossistemas

A abertura do curso Reconhecimento dos Ecossistemas do Parque Estadual da Itapeva, nesta segunda (1º/6) marcou a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente, em Torres.

O curso será realizado até sexta-feira (5/6) e integra o projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e ONG Nordestão em parceria com a Prefeitura de Torres.

Ele é destinado à população torrense, em especial aos moradores do entorno, e visa formação de multiplicadores voltados à preservação e identificação das potencialidades existentes no Parque Estadual da Itapeva. As aulas são ministradas por técnicos da Sema, da Fundação Zoobotância e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM).

No primeiro dia de curso foram realizadas apenas aulas teóricas. Os 20 participantes tiveram a oportunidade de receber orientações sobre o contexto institucional do Parque Estadual da Itapeva; os ecossistemas do Bioma da Mata Atlântica e Unidades de Conservação Presentes na região; zoneamento, zona de amortecimento, corredores ecológicos e plano de manejo do Parque Estadual da Itapeva. Nos demais dias as aulas serão divididas em práticas e teóricas. Serão abordados temas como: legislação, educação ambiental, reconhecimento dos ecossistemas do parque, possibilidades de desenvolvimento sustentável, entre outros.

O projeto Responsabilidade Ambiental é resultado da Consulta Popular 2007, em demanda aprovada pelo Corede Litoral, e, por meio de convênio, está sendo desenvolvido pelo Programa Pró-Mar-de-Dentro da Sema e ONG Nordestão, com interveniência do município de Osório e apoio dos municípios de Torres, Maquiné, Balneário Pinhal e Mostardas, que serão sedes dos cursos e oficinas.

Outros 63 municípios serão beneficiados pelo projeto, uma vez que estão na área de abrangência do Pró-Mar-de-Dentro e do Corede Litoral. O objetivo é contribuir para o processo de mudança de conceitos e atitudes e promover o reconhecimento dos recursos ambientais pelas comunidades envolvidas, voltados ao consumo consciente, à geração de renda, à preservação dos ecossistemas e à gestão ambiental local

Comentários

Comentários