Inicia-se neste domingo última etapa de vacinação contra febre aftosa
A última etapa de 2009 da vacinação contra febre aftosa no rebanho gaúcho se inicia em todo o Estado neste domingo (1), e se estende até o dia 30. Nessa fase, devem ser vacinados apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.
Animais adultos não têm necessidade de reforço da vacina, pois ficam imunizados pelo período de 12 meses. A população de bovídeos jovens, entretanto, deve receber a imunização duas vezes ao ano. De acordo com o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, “a expectativa é vacinar 3,5 milhões de animais”.
Para os produtores com até 50 cabeças enquadrados no Pronaf, a vacina é doada pelo Governo do Estado, devendo ser retirada na Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) que atende o município. Para os demais, é necessário buscar nas IVZs autorização para a compra.
Este ano, o Rio Grande do Sul passa por um período de transição nas datas de vacinação, a fim de se alinhar aos demais estados brasileiros com campanhas em maio e novembro e, assim, atender antiga reivindicação dos produtores rurais gaúchos. Como não é aconselhável que o rebanho fique mais de 12 meses sem cobertura da vacina, pois colocaria em risco a sanidade animal, a Secretaria da Agricultura, Pecuária Pesca e Agronegócio (Seappa) deliberou pela realização de três etapas: janeiro, maio e novembro.
Até 2008, as campanhas eram feitas em janeiro e junho. “Maio e novembro são meses melhores para vacinar em vista de vários fatores”, explicou Machado. Segundo ele, são meses sem calor excessivo (como janeiro, quando alguns períodos do dia são perdidos e o manejo do gado somente pode ser feito pela manhã cedo ou à tardinha), e também não tem o frio de junho, fator considerado não apropriado para mexer com os bovídeos.