Iniciativa quer exibição de vídeos turísticos em salas de cinema do Estado
Tramita na Assembléia Legislativa uma iniciativa que quer tornar obrigatória a exibição de vídeos publicitários ou de informações sobre o turismo do Estado nas telas de cinema gaúchas. O Projeto de Lei 150/2008, do deputado Miki Breier (PSB), quer garantir a plena divulgação, não só aos turistas mas à população local, dos pontos turísticos do Rio Grande do Sul. “Queremos utilizar o espaço nobre das salas de cinema, casando a lógica do entretenimento cultural com a divulgação de pontos relevantes do Estado”, resume Miki.
O parlamentar considera sua proposta simples, mas capaz de atingir bons resultados. Pelo texto, os vídeos publicitários e as informações a serem exibidas serão fornecidas pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer. “A idéia é fazer um trabalho integrado para que muitos municípios possam ter seu turismo divulgado de forma organizada”, acrescenta o parlamentar.
O presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Rio Grande do Sul, Hormar Castelo Junior, demonstra uma preocupação com a obrigatoriedade que envolve o projeto. “Vivemos de filmes e de publicidade, afinal não somos concessão pública nem permissionários”, esclareceu. Apesar de discordar da exibição obrigatória, admite que o sindicato não é contra informar a população sobre o turismo. “Tudo é negociável”, deixa claro, mas lembra a necessidade de contrapartida financeira.
O deputado Miki defende uma parceria entre as secretarias, as produtoras e os exibidores como forma de resolver a questão. “A relação custo-benefício será positiva para o Rio Grande do Sul”, avalia.