Rio Grande do SulGeral

Inmet emite alerta de “Perigo Potencial” para chuvas no RS e SC

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuva intensa e ventos fortes, destacando áreas em risco no Rio Grande do Sul e em estados vizinhos.

Frigorifico Borrussia

A previsão indica precipitações de até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h, com possibilidade de interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O primeiro alerta teve início às 09h01 do dia 2 de novembro e segue até as 23h59 do mesmo dia, enquanto o segundo, que começou ao meio-dia, permanece ativo até as 10h do dia 3 de novembro.

Ambas as notificações são classificadas com grau de “Perigo Potencial” e afetam uma vasta região, incluindo áreas da Serra Gaúcha, Sudoeste e Nordeste do Rio Grande do Sul, além de partes de Santa Catarina e Paraná, como o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis.

Os locais impactados incluem, no Rio Grande do Sul, a Região Serrana, a Sudoeste, o Noroeste e o Centro Ocidental, além da área metropolitana de Porto Alegre e o Sudeste e Nordeste rio-grandense.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Em Santa Catarina, as áreas atingidas são o Sul Catarinense e a região do Vale do Itajaí. Já no Paraná, as áreas de risco incluem o Norte Pioneiro, Oeste e diversas regiões centrais e metropolitanas.

Para a segurança da população, o Inmet reforça a necessidade de atenção às rajadas de vento, recomendando evitar abrigar-se sob árvores devido ao risco de queda e de descargas elétricas.

Estacionar veículos próximos a torres e placas de propaganda também é desaconselhado. Em caso de emergência, as autoridades recomendam contatar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários