Inmet emite alertas de baixa umidade e onda de calor para o RS com risco à saúde
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu diversos alertas para o Rio Grande do Sul, avisando sobre os riscos de baixa umidade e uma intensa onda de calor nos próximos dias.
O primeiro alerta, de “Perigo Potencial”, foi publicado para baixa umidade, com início em 10 de setembro às 11h e término previsto para o mesmo dia, às 21h.
A umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20%, trazendo baixo risco para incêndios florestais e impacto leve à saúde.
Eleição 2024: veja quem são os candidatos da sua cidade
As instruções para a população são claras: é essencial beber bastante líquido, evitar atividades físicas intensas nas horas mais secas e se proteger do sol nos horários de maior calor.
Informações adicionais podem ser obtidas com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Além disso, o Inmet emitiu dois alertas consecutivos para uma onda de calor que afetará várias regiões do estado. O primeiro, também classificado como “Perigo Potencial”, prevê temperaturas até 5ºC acima da média, com duração de 2 a 3 dias.
Já o segundo aviso, com grau de severidade “Perigo”, indica que essa onda de calor pode durar entre 3 e 5 dias, representando um risco maior à saúde, especialmente nas áreas de Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste e Nordeste Rio-grandense, além da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Para o dia 11 de setembro, há outro alerta de “Perigo Potencial” para baixa umidade, com as mesmas recomendações para a população se proteger durante esse período de calor e ar seco.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp