Instalada Frente Parlamentar pela Renovação das Concessões do Setor Público de Energia Elétrica
“Queremos tornar esta uma luta de todos os brasileiros, e não apenas dos gaúchos”, observou Ciro em seu pronunciamento. Ele se dirigiu ao presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella (PDT), solicitando apoio na divulgação do manifesto do Comitê Pró-Energia Brasil através da União dos Legislativos do Brasil (Unale) e Fórum de Presidentes das Assembleias Legislativas. Após a leitura do manifesto, Ciro convidou Sossella e os demais parlamentares presentes – Ronaldo Santini (PTB) e Aldacir Oliboni (PT) a assinarem o documento, que depois deverá ser encaminhado a todos os parlamentares da Casa.
Ciro falou ainda da necessidade de aperfeiçoamento da Lei 12783/2013, para afastar riscos jurídicos ao atual modelo de concessões. “Não somos contra a participação da iniciativa privada no setor elétrico. Apenas não queremos que essa participação se dê através da compra de empresas públicas já consolidadas e estabelecidas com o dinheiro dos cidadãos”, esclareceu.
O presidente Sossella, que coordenou em 2012 a Frente Parlamentar em Defesa da Renovação das Concessões de Energia Elétrica para Empresas Públicas, e iniciou as atividades do Comitê Pró-Energia, lembrou que as renovações dos sistemas de transmissão e geração de energia já foram feitas. “É importante agora renovarmos também as concessões da distribuição”. Recordou os ensinamentos do líder trabalhista Leonel Brizola, ao defender que o estado seja “nem mínimo, nem máximo, mas no tamanho certo”. Ele lembrou que foram as ações dos bancos públicos, ao implementarem a política de redução de juros determinada pelo governo federal, que obrigaram os bancos privados a seguirem o mesmo caminho. Também registrou a importância da aprovação da PEC 453/2009, em tramitação na Câmara dos Deputados: “Temos que consolidar na Constituição Federal essas garantias”. A proposta dispensa de licitação as autarquias, empresas públicas ou sociedades de economia mista da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal que prestem serviços públicos de energia elétrica.
Presenças
Participaram da cerimônia o promotor João Ricardo Tavares, representando o procurador-geral de Justiça Eduardo de Lima Veiga; o presidente da CEEE, Gerson Carrion de Oliveira; o vice-presidente do Senge/RS, Luiz Alberto Schreiner; o presidente da Associação dos Engenheiros da CEEE, Eduardo Zimmerman; o presidente da ARI, João Batista de Melo Filho; os diretores da Centrais Elétricas de Carazinho, José Roberto Linck e Eugênio Grandó; e os superintendentes Geral e Administrativo e Financeiro da Assembleia Legislativa, Artur Souto e Ricieri Dalla Valentina Jr.