Integração turística é foco do Litoral Norte gaúcho
Firmar parcerias com municípios de uma mesma região, buscando ampliar o fluxo turístico local, é uma iniciativa bastante promissora para cidades com foco no turismo. Pensando nisso, cerca de 30 empresários dos municípios litorâneos de Torres e de Arroio do Sal devem participar hoje (01), de um Roteiro Experimental Intermunicipal de Turismo em Capão da Canoa. Integram a missão empresas de turismo do Projeto Pólo de Turismo Litoral Gaúcho, ação impulsionada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).
A gestora do projeto, Camila Ferraz Jacques, destaca que a idéia da visita é pensar a questão do turismo em um contexto mais amplo, incentivando a regionalização dos destinos. “O empreendedor terá a oportunidade de lançar seu olhar além dos destinos turísticos locais, percebendo o que pode ser um atrativo a mais para a formatação de um roteiro regional”, assinala.
Segundo Camila, Torres já tem um roteiro de turismo definido; Capão da Canoa está em início de formatação; e, o de Arroio do Sal em fase de finalização. “A missão possibilitará o conhecimento do produto turístico da região e também viabilizará novas parcerias entre os empresários levando à maior integração. Será realizada, ainda, uma avaliação, por parte dos empresários, dos estabelecimentos turísticos visitados”, diz. Na segunda quinzena de setembro, novas ações regionais, semelhantes a essa, serão realizadas para Balneário Pinhal, município com economia voltada para a produção de mel, e, para Osório, cidade que sediará o Fórum Internacional de Empreendedores em Turismo do Litoral Norte, que ocorrerá no próximo dia 16 de setembro.
O consultor do Sebrae/RS, Valdonir Gonçalves dos Santos, diz que o objetivo da visita técnica é fundamentalmente a troca de experiências entre os empresários do Litoral, quanto à forma como cada um administra seu negócio e o tipo de prestação de serviços oferecidos. “Esta será uma visita de observação, na qual empresários de Arroio do Sal e de Torres farão uma análise sobre a forma do atendimento recebido nos estabelecimentos, será uma oportunidade de troca de experiências entre empreendedores de um mesmo setor, visando alinhavar algumas ações conjuntas”, ressalta.
De acordo com o consultor, essa é a primeira vez que uma missão com essas características intermunicipais é realizada na região. “É muito positivo, pois os empresários visitados receberão um diagnóstico, com uma análise detalhada do estabelecimento, visto por alguém do mesmo setor”, afirma. Para os participantes da missão, analisa Valdonir, será uma experiência agregadora, pois terão um parâmetro dos serviços prestados por estabelecimentos de um outro município que pertencem à mesma região. “É uma forma de conhecimento e também de inovação”, diz. O processo de avaliação dos empresários em relação aos estabelecimentos turísticos visitados engloba a questão do atendimento, bem como a oferta de produtos, serviços e estrutura.
A gerente do Hotel D'Itália, Valdirene Carlos Borges, espera que a visita técnica a Capão da Canoa possa motivar os empresários da região a adotarem as boas práticas adotadas pelos proprietários dos estabelecimentos visitados. “Nesse tipo de ação, conferimos na prática o que os estabelecimentos realizam em melhorias e procuramos implantar essas inovações em nosso próprio negócio. É importante visualizarmos como o trabalho é realizado”, diz. Quanto à expectativa de regionalização dos roteiros turísticos, Valdirene demonstra otimismo. “Esperamos que os empresários da região participem desse tipo de ação. Deve haver a participação de todos, para que o Litoral Norte gaúcho seja melhor visto, na tentativa de formatarmos um produto regional, que será benéfico para turistas e empreendedores”, assinala.
A missão terá início às 7h, com saída da praia de Torres e passagem por Arroio do Sal com destino a Capão da Canoa. Às 8h os empresários serão recepcionados em Capão da Canoa com um café da manhã oferecido por um dos estabelecimentos gastronômicos do município que será avaliado pelos empresários integrantes da missão. Pela manhã e à tarde, os empresários visitarão hotéis, pousadas e restaurantes. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer o Centro de Tratamento de Resíduos de Capão da Canoa, modelo no Estado. O retorno está previsto para as 21h.
Os municípios do Litoral Norte oferecem diversas atrações para os turistas que procuram essa região em busca de descanso, lazer e aventura. Em Arroio do Sal, o foco é a questão ecológica. O município possui três corredores ecológicos que servem como rota de fuga para a fauna encontrada na região. No Parque Tupancy, por exemplo, o turista tem a oportunidade de conhecer a diversidade da flora e fauna características do Litoral gaúcho, além de participar de caminhadas ecológicas em meio às dunas. Em Capão da Canoa o visitante poderá provar da gastronomia peculiar do município, com base no pescado, bem como aventurar-se em um dos parques aquáticos. No município de Torres, as trilhas no Parque da Guarita, o trekking no Morro das Furnas, ou o passeio de barco pelo Rio Mampituba e pela Ilha dos Lobos, são uma ótima opção para descobrir os encantos de uma das mais belas praias gaúchas.
O Projeto Pólo de Turismo Litoral Gaúcho integra 115 empreendedores dos setores de Gastronomia, Meios de Hospedagens, Artesanato e Propriedade Rural dos municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Torres, Tramandaí, Santo Antônio da Patrulha e Xangri-lá. O objetivo é aumentar o consumo dos produtos e serviços da região, no período de alta e baixa temporadas, por meio do fortalecimento em gestão, capacitação e inovação das micro e pequenas empresas estimulando o processo de cooperação existente entre instituições públicas e privadas, para a consolidação do setor, incentivando práticas sustentáveis.