Intervenção ambiental nas dunas da beira-mar de Arroio do sal obtém resultados positivos
Desta vez, não foi necessário retirar um volume grande de areia sobre o calçadão já que a contenção com galhos e podas de vegetação, iniciada no final de 2013, segurou os constantes deslocamentos de areia no outono e no inverno. Toda areia retirada retorna para a faixa de praia, conforme define o Plano de Manejo municipal.
Os avanços obtidos estão levando a recuperação e fixação das dunas e o fim da extração de areia no local, um problema histórico no município.
Faltando um pouco mais de dois meses para o início da temporada de veraneio no Litoral, o calçadão na orla do centro de Arroio do Sal nunca havia apresentado, em período semelhante, condições melhores como a atual.
Restando ainda a primavera que é uma época de aumento gradual de calor, mas também de grande presença de ventos, as dunas frontais não deverão apresentar mais um grande deslocamento neste ano.
Para garantir as boas condições do calçadão a equipe do Meio Ambiente dá continuidade da colocação de barreiras de galhos e matéria orgânica no topo dos cômoros de areia.
A paisagem da orla marítima, mais precisamente na faixa de dunas central, começa a mudar com o plantio de vegetação nativa. Nas laterais da passarela de pedestre já é possível observar muita vegetação onde antes era apenas areia. A margarida amarela e o capim das dunas tem se destacado na nova cobertura vegetal da orla.