Lei 6.345 regulamenta Programa de Combate e Prevenção a Dengue em Santo Antônio da Patrulha
Com isso ficam autorizadas as profissionais da Vigilância Ambiental patrulhense o acesso a imóvel em desuso e outros locais de acesso restrito, assim como deliberar sobre penalidades e advertências.
Segundo o representante do Departamento de Vigilância Sanitária da prefeitura, veterinário Luiz Rogério Carvalho, o programa no município já existe há anos e segue os moldes do Programa Nacional de Combate e Erradicação da Dengue. A novidade em Santo Antônio da Patrulha é a oficialização de uma lei que regulamenta a ação dos agentes de prevenção aos focos do mosquito.
Em 2011 o Departamento de Vigilância Ambiental do município, através de parceria entre Prefeitura e ANIP – Associação Nacional da Indústria Pneumática recolheu cerca de 40 toneladas de pneus inservíveis. Recolhidos e reaproveitados. Esse material virará combustível alternativo nas indústrias de cimento.
Para 2012 o departamento pretende ampliar a ação de recolhimento, assim como o trabalho de combate aos focos da Dengue. Vale lembrar que pneus velhos são um dos maiores criadouros do mosquito. Carvalho ressalta ainda que é fundamental a participação da população nessa luta, limpando calhas, locais de água parada, vasos de plantas e demais pontos propícios a proliferação do mosquito.