Geral

Litoral gaúcho presente no MPE Brasil

Reconhecer boas práticas de gestão e disseminá-las para outras empresas do Estado e do País é o objetivo do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (antigo Prêmio Talentos Empreendedores). Faltando menos de um mês para o encerramento da etapa de inscrições, em 29 de agosto, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) trabalha para ampliar a adesão de empreendedores do Litoral gaúcho. Para isso, estão sendo realizadas visitas a empresas localizadas nas áreas centrais dos municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha. A atividade teve início nessa semana. O objetivo é apresentar o prêmio, destacar seu benefício e estimular que as empresas participem para que possam avaliar a sua gestão.

Na última edição do prêmio, em 2007, a meta estipulada, de 301 empresas do Litoral participantes, foi ultrapassada em poucos dias de inscrição. Para este ano, a expectativa é de que haja a participação de 320 empreendimentos. “O Litoral gaúcho conta com empreendedores interessados em aprimorar seus métodos de gestão, desenvolvendo, de forma positiva, suas empresas. Até o último dia 29 de julho, foram registradas inscrições de 220 empresas da região, número que deve crescer expressivamente durante agosto”, afirma a coordenadora estadual do MPE Brasil, Roséli Martins da Rosa.

Após 16 anos, o MPE apresenta muitas novidades. Este ano, o prêmio agrega novas categorias e passa a ser nacional. Segundo o consultor do Sebrae/RS, Andrei Martinez, essas modificações passam por uma fase de consolidação, desde 2002, quando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia colocaram em prática um projeto piloto de nacionalização. “Iniciamos esse processo de transição em apenas três Estados, mas logo outras regiões, que já realizavam anualmente o reconhecimento, começaram a incluir o modelo nacional em seus regulamentos. Essa mudança trouxe uma série de benefícios aos participantes como, por exemplo, visibilidade nacional para as empresas, que passam a ter maior expectativa de ampliar sua rede de relacionamentos”, declara.

As inscrições para o prêmio estão abertas, por meio da Central de Relacionamento Sebrae, telefone 0800.570.0800, pela internet (www.premiompe.sebrae.com.br) ou por meio de ficha de inscrição, disponível nas unidades do Sebrae/RS e em parceiros da ação. No Estado, o prêmio é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e dos grupos Gerdau e RBS, em parceria com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

As categorias do MPE Brasil este ano são: Indústria, Comércio, Serviços de Turismo (bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos), Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Serviços de Tecnologia da Informação (desenvolvimento, implantação e gerenciamento de softwares), Serviços (geral) e Agronegócio. A categoria Destaque irá premiar ações voltadas a Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental. Podem participar do MPE Brasil, empresas constituídas até 31 de dezembro de 2006, com domicílio no Estado do Rio Grande do Sul e faturamento anual de até R$ 2,4 milhões.

Comentários

Comentários