Lula lamenta morte de deputado Adão Pretto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou hoje (5), em nota, a morte do deputado federal petista, Adão Pretto (RS). Lula destacou a militância do deputado em organizações dos trabalhadores, especialmente as do campo.
“Meu companheiro e amigo Adão Pretto foi um dos militantes das causas populares mais ativos que conheci. Levava sempre para dentro do parlamento os anseios e as aspirações dos mais pobres e desamparados e era respeitado inclusive pelos adversários”, afirma Lula na nota.
Adão Pretto morreu hoje (5), em Porto Alegre, aos 63 anos, devido a complicações de uma pancreatite. Ele havia sido submetido a uma cirurgia para retirada do pâncreas.
A principal bandeira política de Pretto foi a reforma agrária. Ele foi um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Rio Grande do Sul.
Em 1980, filiou-se ao PDT e, em 1985, entrou para o PT, partido pelo qual se elegeu deputado estadual no Rio Grande do Sul. Em 1991, tomou posse, pela primeira vez, como deputado federal, e manteve-se no cargo por mais cinco mandatos.