Maio começará com veranico
Maio começará com veranico após o frio desta semana. O Rio Grande do Sul teve hoje mais um amanhecer gelado, apesar de mínimas mais altas que na quarta-feira, mas a tendência é de aquecimento, segundo a Metsul.
Os termômetros hoje cedo indicaram, por exemplo, 1,1ºC em Soledade, 2,1ºC em Getúlio Vargas, 3,1ºC em Santa Rosa, 3,7ºC em Tapera, 3,9ºC em Espumoso, 4,5ºC em Chapada e 4,7ºC em Palmeiras das Missões.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]
A massa de ar frio gradualmente enfraquece e a tendência para os próximos dias é de aquecimento gradual, inclusive com calor durante a tarde no começo da próxima semana em diversas áreas do Estado. Com efeito, a MetSul Meteorologia antecipa que maio começará com veranico no Rio Grande do Sul.
O meteorologista Floriano Peixoto Machado, ainda na primeira metade do século passado, definiu o veranico como um período de tempo estável e mais quente seguindo-se a um de frio no outono e no inverno.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]
Utilizando a climatologia de Porto Alegre, Machado definiu quatro critérios objetivos para a caracterização de um veranico em seus apontamentos sobre o clima gaúcho: 1) máximas superiores a 25ºC, mínimas superiores a 12ºC, duração mínima de 4 dias, céu limpo ou com névoa úmida e vento muito fraco ou calmo.
Os quatro critérios objetivos serão atendidos na Capital de sábado a terça-feira, com quatro dias de sol e tempo firme, vento predominante fraco e mínimas que não devem baixar de 13ºC no sábado e máximas que podem bater em 32ºC no começo da semana.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]
Claro que não será um calorão, contudo máximas acima de 30ºC em maio estão muito acima da média histórica do mês.
As informações são da MetSul.